Todas as Publicações dos Clubes

Ajudando refugiados venezuelanos em Ribeirão Preto

Tudo começou com um post compartilhado no grupo de whatsapp do clube, com um pedido de ajuda para atender uma necessidade de refugiados venezuelanos indígenas, da etnia Warao, em Ribeirão Preto, que deixaram seu país depois da crise humanitária. A presidente da Casa da Amizade, Juraci Zanato da Rocha, ficou sensibilizada pela situação e tomou a iniciativa de buscar mais detalhes e conversar com Evelyn Quevedo (na foto, com crianças), responsável pelo projeto que abriga refugiados na cidade. O projeto, formado por moradores da cidade, mantém contato com a ACNUR, escritório do Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados, além de receber apoio da secretária municipal de Assistência Social, Renata Corrêa Gregoldo, e de entidades da sociedade civil na cidade. Para atender ao pedido, a Casa da Amizade de Ribeirão Preto-Oeste se uniu ao Rotary Club, mobilizando os rotarianos, e juntos organizaram de imediato a doação de alimentos. “O projeto recebeu do Rotary uma maravilhosa quantia de alimentos que nos trouxe bastante alívio, pois possibilitará o atendimento das necessidades de alimentação para as próximas quatro semanas”, agradeceu muito feliz a coordenadora Evelyn. No dia 25 de novembro, o associado Ademozar de Carvalho fez a entrega da doação de alimentos, que foi recebeido pelo Sr. Roberto Gomides de Oliveira, colaborador voluntário da causa dos refugiados. Segundo a ONU, mais de dois milhões de pessoas deixaram a Venezuela desde 2015 em busca de melhores condições de vida. “Como organização humanitária, a paz está no centro da missão do Rotary, atuando em parceria com a ONU, e por meio de projetos da Fundação Rotária, entramos em ação para ajudar neste caso emergencial, atendendo uma necessidade básica desses refugiados da Venezuela”, destacou o presidente do clube, Marcel Rocha.

por

Campanha da Doação de Sangue Interclubes 2021

No dia 27/11/2021, todos os Rotary's Club da cidade de Franca se reuniram para finalizar a Campanha da Doação de Sangue do ano de 2021. E pra nós tudo é companheirismo! A alegria de servir nos contagia! Foi uma semana de incentivo às doações de sangue pelas mídias digitais, e no último nos reunimos para doar sangue e viver momentos bonitos de companheirismo entre todos os clubes. A Casa da Amizade do Rotary Club de Franca participou ativamente tanto no dia 25 quanto no dia 27/11 servindo os lanches aos doadores, e o lanche foi um sucesso, já que contou com a doação de todos demais clubes e fez a alegria de quem se deparava com a simpatia e alegria das nossas mulheres.   A ação da doação de sangue foi sucesso pela alegria de servir. E servimos pra transformar vidas. Obrigado a todos Rotary's de Franca pela bela ação! Obrigado Casa da Amizade pelo lanche maravilhoso, pela simpatia de vocês e pela disponibilidade em servir!    

por

Novembro Azul - A Missão Continua

Novembro marca o mês da luta contra o câncer de próstata, um dos tipos de câncer mais comuns em homens no mundo todo. O movimento veio pro Brasil em 2008, pelo Instituto Lado a Lado Pela Vida, e desde lá vem conscientizando a população sobre esta doença terrível. Continue lendo com a gente para saber mais sobre a campanha! O Novembro Azul teve início no mês de novembro em 2003, na Austrália, quando um grupo de amigos decidiu deixar o bigode crescer pra informar sobre a saúde masculina, assim criando a Movember Fundation, uma fundação não governamental sem fins lucrativos para arrecadar dinheiro para ajudar em pesquisas e auxiliar o tratamento do câncer de próstata e outras doenças que, frequentemente, atingem o sexo masculino. O mês escolhido foi esse porque, no dia 17 de novembro, também é marcado o Dia Mundial do Combate ao câncer de próstata. O movimento de novembro é simbolizado pelo laço, padrão das campanhas de saúde, na cor azul. A luta contra o câncer de próstata acaba sendo também uma luta contra um tabu da sociedade, pois muitos homens veem o toque retal, exame realizado para identificação da doença, com certo preconceito, o que pode acabar gerando um diagnóstico apenas quando a doença já está em estado avançado. O câncer de próstata atingiu cerca de 68.220 casos apenas no ano de 2018, de acordo com o INCA (Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva). Esta doença e seus impactos tem ligação direta com a idade do paciente, sendo mais comum em homens com mais de 65 anos. O diagnóstico pode ser feito tanto por exames clínicos (como o toque retal) e por exame de sangue denominado Antígeno Prostático Específico. Nós, como membros da Família Rotária, devemos combater esse mal através de conscientizações e ensinamentos sobre a doença e as prevenções, para que os diagnósticos sejam recebidos a tempo de lutar contra o câncer de próstata. Tudo começa com você, e, a partir de sua mudança, a sociedade ao seu redor também muda.

por

Localizar site dos clubes