Desenvolvimento Econômico e Comunitário

por Interact Club de Passos

“Servir para transformar vidas” é o lema rotário da gestão 2021-22, ele exemplifica o sentimento que nós, interactianos, temos ao realizarmos projetos de desenvolvimento econômico e comunitário, uma vez que estas iniciativas precisam de um trabalho com união e ajuda de todos. Essa área de enfoque do Rotary International, tem como objetivo promover uma transformação para nossa comunidade, através de ações apoiadas pela sociedade e pelos próprios interactianos. Projetos esses, os quais além de gerar uma melhora social, também ajudam os próprios integrantes do clube, com, por exemplo, a liderança e a capacidade de desenvolver sua empatia.

Se procurarmos no Google o significado do termo “Desenvolvimento Econômico”, obteremos a seguinte resposta “aumento da capacidade produtiva de uma economia”, a economia, por sua vez, é gerada pelas pessoas em idade economicamente ativa; idosos, crianças e a população carente ficam isolados deste grupo, não sendo beneficiados. O Desenvolvimento Econômico Comunitário, surge para trabalhar questões que vão além do PIB, ele trata os problemas sociais, cuidando dos pontos que fazem a economia não se desenvolver; a partir dele é possível ajudar o próximo, trabalhando com questões econômicas.

“O amor está no ar” é um projeto que exemplifica com exatidão esta área de enfoque. Realizado pelo Interact Clube de Passos, na gestão 2020-21,contou com o apoio de três estabelecimentos, os quais disponibilizaram seus trabalhos para o sorteio de uma rifa, com o valor de R$5,00. Realizado próximo ao Dia dos Namorados, o objetivo era arrecadar fundos para o caixa do clube e para o Lar São Vicente de Paula que estava passando por um momento financeiramente difícil, devido a pandemia.

Já o Rotary Club de Guatemala de la Ermita, ajudou 400 mulheres a completarem cursos sobre finanças para juntarem seu dinheiro e financiarem seu próprio programa de micro empréstimos, uma vez que a maioria das mulheres que moram na zona rural da Guatemala não têm posses para servir de garantia a empréstimos de instituições financeiras tradicionais. Em Esmeraldas, no Equador, rotarianos ajudaram a conceder 250 micro empréstimos e a treinar mais de 270 pessoas em diferentes áreas, como costura, panificação, encanamento, microcrédito, administração de negócios e liderança.

“O poder dos esforços conjuntos é ilimitado”- Paul Harris

Localizar site dos clubes